20.12.05

CIT BISSAU

Promove conjunto de iniciativas teatrais

O Centro de Intercâmbio Teatral de Bissau é uma parceria entre Os Fidalgos, a AD, (Acção para o Desenvolvimento) e a Cena Lusófona. Promoveu e organizou um conjunto diversificado de iniciativas nas áreas da formação teatral e da informação e documentação, durante os meses de Novembro e Dezembro de 2005.

Primeiro, foi a vez da Oficina de Actores que começou no dia 15 de Outubro e termina no dia 20 de Fevereiro de 2006. Amélia da Silva é a formadora de um grupo de 15 rapazes e raparigas (de 13 a 20 anos) que vai montar a peça Vou para Ensaios, com estreia prevista para o dia 27 de Março no Dia Mundial do Teatro.

No dia 23 de Novembro, o actor Filipe Crawford iniciou a 2ª Oficina de Actores. Participaram 38 actores de diversos grupos teatrais guineenses. Esta oficina incluiu três espectáculos. Assim, nos dias 26 de Novembro e 2 de Dezembro, realizaram-se duas sessões de A História do Tigre, de Dário Fo, com interpretação de Filipe Crawford no «Centro Cultural António Aníbal», junto à sede da AD. No dia 3 de Dezembro foi a vez do espectàculo ir para a AD de S. Domingos. Foi um êxito de público. Recordamos que Filipe Crawford é um actor especialista em Comedia dell'arte, e foi convidado para vir à Guiné-Bissau para orientar a oficina sobre esta técnica.


No mesmo perí­odo, José Manuel Marques, técnico de iluminação com uma longa experiência neste domí­nio, orientou a segunda fase da Oficina deIluminação Teatral. Participaram seis elementos de diferentes grupos de teatro. Recordamos que a primeira fase desta oficina foi realizada, em 2003, por Elias Macovela. Esta segunda fase visa melhorar a competência técnica, local, neste aspecto, rentabilizando, simultaneamente, um pacote de material especializado que a Cena Lusófona cedeu ao CIT em 2002.


Por último, começou no dia 14 e terminou a 19 de Dezembro, a Oficina de Biblioteca e
Tecnologias da Informação e Comunicação, orientada por Jorge Pais de Sousa, especialista em história contemporânea e biblioteconomia. A primeira fase desta oficina, teve também lugar em 2003, e serviu para instalar a nossa biblioteca de teatro que está disponí­vel para consulta no CIT, desde esta altura. A partir de agora, o CIT de Bissau edita o seguinte bloco de notas electrónico: www.citbissau.blogspot.com


Boas Festas

para todos os nossos leitores e,

Particularmente CDI e CIT S. TOMÉ

       Abertura


 
     
 
Powered by Blogger